////LOMADE Prosseguindo em te conhecer Senhor.: Julgar ou Não Julgar?

ADSense

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Julgar ou Não Julgar?


Bom Dia. Este tema me foi pedido para ser estudado, e confesso que não é fácil para mim falar dele. Vamos examinar o texto:

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

Mateus 7:1
                Antes de tudo quero advertir a todos sobre o perigo de retirar trechos da bíblia sem o contexto. Isso certamente vai gerar erros e enganos que podem ser fatais. Esse é um caso clássico de texto sem contexto. Para complementar esse texto eu sugiro que o leiamos em outros evangelhos. Em Mateus algo muito interessante está escrito logo após essa afirmação:

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão". 
Mateus 7:1-6
                Como acabamos de ler no versículo seis Jesus nos adverte a não darmos aos cães o que é sagrado, mas como saber quem é cão e quem é santo sem de alguma forma julgar-los? Portanto vejo uma contradição na afirmação “não devemos julgar”, e se há contradição Cristo está ausente. Portanto continuando:

Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. 
João 7:24
                Bom incluindo este texto fica claro a advertência de Jesus sobre julgamento. Quando ele diz para não julgar Ele está dizendo para não se precipitar em julgar, pois aí sim está o perigo, ou ainda mais, não julgar pela aparência, pelos atos que estamos vendo, pois na verdade um ato é apenas um resultado de uma equação. É a parte visível do iceberg. Mas se pudermos entender os motivos e as circunstâncias que levaram a pessoa a tomar determinadas atitudes aí sim estaremos caminhando na direção de julgar segundo reta justiça.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 
2 Timóteo 4:2-4
                Neste texto vemos Paulo nos ensinando que devemos pregar a todos, Ele ainda nos diz que devemos repreender, corrigir e exortar com paciência e doutrina, e como seria possível fazer isso sem antes julgarmos o indivíduo em questão?
Portanto está claro que devemos SIM julgar, mas com amor e com um propósito, não para fazer separação, mas para que possamos orientar e conscientizar o povo, pois como Paulo fala neste texto chegará um tempo em que mesmo os escolhidos se desviarão sendo levados por doutrinas anti cristãs.

            Mas é óbvio que devemos agir com toda cautela para não pecar ao julgar alguma pessoa. Pois existe o perigo de julgar pela aparência (Jo 7.24; Tg 2), há também o perigo do julgamento cair sobre nós (Mt 7.2) ou também de julgar de modo hipócrita (Mt 7.5).
                Para finalizar aconselho a leitura deste texto escrito por Lucas:

"Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem, e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.
Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês". 
Lucas 6: 37-38

                Um outro exemplo claro de texto fora do contexto é o versículo 38. Muitos o usam para falar sobre dízimos e ofertas, mas lendo o contexto vemos que o Dêem, e lhes será dado está diretamente relacionado com PERDÃO. Dêem, e lhes será dado Perdão. Neste texto mostra claramente como devemos exercer nosso julgamento, não julgando pela aparência, não condenando, pois também somos pecadores carentes de misericórdia, mas exercendo o Perdão acima de tudo.

~Soli Deo Gloria~

Nenhum comentário:

Postar um comentário