////LOMADE Prosseguindo em te conhecer Senhor.: Princípio - Cobertura Espiritual.

ADSense

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Princípio - Cobertura Espiritual.

Gostaria de falar sobre algo que, sinceramente, me deixou bastante chateado.
Recentemente descobri que um Pastor que a tempos eu admiro tem sido fortemente difamado por se posicionar em algumas questões de cunho doutrinários e também a respeito de questões polêmicas atuais.

Antes de mais nada quero dizer que esse pastor, que por causa do escândalo que foi gerado ao seu redor eu prefiro não divulgar o nome, eu sempre o considerei uma das pessoas mais brilhantes do nosso pais no que diz respeito sobre teologia e cristianismo. Quero deixar claro que nada que venha a acontecer posteriormente vai mudar esse sentimento que tenho por ele. Pra mim um "erro" não apaga uma vida repleta de honras.

Portanto a razão pela qual eu vos escrevo é para ressaltar minha indignação contra os carrascos evangélicos que não perdem uma oportunidade para destruir, aniquilar a imagem de uma pessoa que a pouco era considerada Herói do evangelho no nosso pais.

No livro de Gênesis, no capítulo 9 a bíblia nos fala que Noé, sendo agricultor cultivou uvas depois do dilúvio, produziu vinho e bebendo ele do vinho se embebedou, ficou bêbado e no versículo 21 diz que ele se despiu em sua tenda, a história nos mostra que Cão, viu a nudez de seu Pai e fez-la saber a seus irmãos. A bíblia nos mostra que a atitude de Sem e Jafé foi totalmente diferente da de seu irmão. No versículo 23 está escrito:

"Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai."

Antes de prosseguir quero de antemão pontuar algo: Descobrir um pecado e fazer-lo público, faze-lo conhecido é pecado, e pecado de REBELIÃO.

Noé, que era um homem puro, um homem que a ele pesou a responsabilidade de recomeçar a humanidade pecou, em um dado momento ele se embriagou, esse foi o seu pecado. No texto que lemos anteriormente vemos claramente que Cão, que era um homem carnal, se deliciou em ver a nudez de seu Pai. Talvez ele fosse criticado por Noé por causa da sua carnalidade, a bíblia inclusive fala que Cão, que era mal ensinou a geração seguinte ao dilúvio toda maldade que a geração anterior cometia. Ao contrário Sem e Jafé cobriram seu pai com um manto, cobriram a nudez de seu pai, e fizeram isso com o rosto virados, para nem se quer ver seu Pai naquele estado.

Em Romanos 1:13 está escrito:
"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus."

A palavra usada neste texto para "autoridades" é a palavra grega εξουσια (le-se exodia, ou exocia), que é relacionada a poder, autoridade delegada, influência e privilégio. Portanto quando difamamos alguém estamos mexendo em sua εξουσια. Difamar, de acordo com o dicionário é uma "imputação ofensiva que atenta contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública", ou seja, quando difamamos alguém estamos causando 3 mortes. A primeira é da pessoa que é o alvo, que perde o poder de influência, ela perde poder de ministrar e ensinar pessoas, poder esse dado por Deus quando Ele a ungiu para liderar. A segunda morte é a da pessoa que poderia ser ministrada, pois a difamação lança uma semente de dúvida nos ouvintes. Por fim a 3 morte é a da pessoa que difamou, pois ela carregará essa raiz de rebeldia em seu coração. Uma coisa é certa quer seja o líder justo ou injusto, aquele que carrega a raiz de rebeldia será rebelde. Do mesmo modo aquele que em si anseio pela justiça e anda em amor agirá de tal maneira sendo seu líder justo ou injusto.

Um dos maiores exemplos de cobertura na bíblia ocorre na vida de Davi, que mesmo tendo sido ungido rei, ainda assim amou e se submeteu a Saul até o momento em que Deus assim permitiu. Sua submissão foi tamanhã que certa vez em que Saul que perseguia Davi para matar-lo, entrou em uma caverna afim de aliviar seu ventre, como está escrito em 1 Samuel 24:3, e no fundo da caverna estavam Davi e seus valentes. Os homens de Davi o incitavam para matar Saul naquele momento, mas ele com temor não de Saul mas da unção que havia sobre ele não o fez.

Portanto quero terminar este texto ressaltando que submissão exige cobertura, e essa submissão não é à pessoa princialmente, mas sim ao título que ela carrega ou exerce, pois como está escrito TODA autoridade é instituída por Deus. Então devemos andar em amor, e como está escrito:

"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados."
1 Pedro 4:8

Pra finalizar faço minhas as palavras do comentarista Matheus Henry a respeito de Sem, Jefé e Cão:

"Aqui nos é estabelecido um exemplo de amor com referência aos pecados dos homens e a sua vergonha. Há um manto de AMOR que deve ser jogado sobre as faltas dos homens, além disso há um manto de REVERÊNCIA a ser jogado sobre as faltas das nossas autoridades."

~ Soli Deo Glória ~

2 comentários:

  1. Nossa! Excelente colocação. Mas infelizmente discordo no que diz respeito a posição do pastor. Ele está sendo instrumento para queda de muitos.

    ResponderExcluir
  2. ainda sim um instrumento escolhido por Deus, e só Ele pode tocar-lo assim como está escrito:
    "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica."
    RM 8: 33

    ResponderExcluir