////LOMADE Prosseguindo em te conhecer Senhor.: Esperança

ADSense

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Esperança


Bom dia.

Deus tem tocado meu coração a escrever algo que, de alguma forma possa trazer consolo a todo aquele que se encontra angustiado, triste ou cansado das vicissitudes que a vida nos proporciona.
João, o discípulo do amor escreve em seu evangelho que certa vez Cristo admite que neste mundo nós sofreríamos aflições, mas garante que n’Ele está a resposta para vencermos as adversidades. Em Isaías está escrito algo a esse respeito:

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
Isaías 40:28-31

Uma das definições de esperança que eu encontrei é: Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Esperança e fé andam juntas, mas são diferentes. A melhor definição de fé que tenho conhecimento está escrito em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. Portanto podemos diferenciar a esperança da fé, pois fé é a certeza, é algo concreto e imutável, por outro lado esperança é uma expectativa.

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
Romanos 8:24


A seguir vou compartilhar um trecho do Livro A presença imperceptível de Deus – Pr. Ricardo Gondim.

Esperança e o conhecimento nunca se encontram. Nunca esperamos o que sabemos e nunca sabemos o que esperamos. Nesse sentido, a esperança é mais nobre até que a própria fé. Na fé, sabemos o que queremos. Temos um alvo. Temos um alicerce em que baseamos nossa certeza: o caráter de Deus. Na esperança, não temos nenhuma indicação do que possa acontecer no futuro, tudo é difuso. Entretanto, na esperança há uma força que nos diz: “vale a pena continuar”.


Se você perguntar porque vale a pena continuar, não obterá respostas. Se perguntar, para que lutar, não obterá qualquer explicação. A esperança não se explica, não oferece respostas. Ela apenas nos manda continuar acreditando que de alguma maneira, por alguma razão, vale a pena viver, amar, sonhar e planejar para o futuro.


Esperança é desejar o que não depende de nós. Quando podemos fazer, não nos cabe esperar, trata-se de querer e realizar. Ninguém espera aquilo que é capaz. Esperança é para os falidos, pois é um desejo cuja satisfação não depende das pessoas. Esperança é um grito que nasce no espírito e que proclama: “apesar de tudo, de alguma forma, não sei como, vai dar certo!” Esperança é, nas cinzas da angústia e do desespero, poder dizer: “o melhor ainda está por vir!”

E para concluir quero afirmar que você que se está passando por situações difíceis tenha bom ânimo, não se deixe desanimar, pois em Deus há consolo, há salvação e há paz . Tenha a certeza de que você não está sozinho, pois Ele promete que estará sempre conosco até o fim dos dias.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.
Salmos 42:5

~Soli Deo Glória ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário